GRUPO BEL

Responsabilidade Social

O Grupo Bel apoia instituições e iniciativas sociais que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estas se inserem.

Apoios Institucionais

O Grupo Bel apoia a Universidade Nova School of Business & Economics, em Carcavelos, uma universidade de renome a nível nacional e internacional. Deste apoio do Grupo Bel surge a denominação do único Anfiteatro Outdoor da universidade.

O Grupo Bel orgulha-se de ser uma das Mecenas de Honra da Fundação Batalha de Aljubarrota uma fundação constituída para preservar, valorizar e divulgar uma parte importante do património cultural português, dedicada aos principais campos de batalha históricos de Portugal. Através desta participação, tem sido possível desenvolver parcerias para valorizar o Campo de São Jorge, com o intuito de relevar um importante facto histórico e garantir a passagem do conhecimento relativo a este a gerações futuras.

Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no que diz respeito à Responsabilidade Social e Recuperação do Património Nacional, o Grupo Bel adquiriu, no ano de 2018, a Francisco Soares da Silva S.A., uma fábrica com mais de 178 anos de história.

Considerada como um “Museu Vivo“, dedica-se ao fabrico de inúmeras fitas em diversos materiais, sendo a única fabricante das célebres fitas de Moiré. Com vista à Recuperação e Preservação do Património Nacional, o Grupo tem investido na recuperação da última fábrica de passamanarias de Lisboa, cuja história está, intrinsecamente, ligada à história de desenvolvimento urbano da área das Amoreiras e à implementação de indústrias nesta, da qual a Francisco Soares da Silva é das últimas testemunhas.

O Grupo Bel orgulha-se de apoiar a Delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa, uma instituição humanitária de utilidade pública com 153 anos, através de um donativo monetário que visará a aquisição de uma nova ambulância para essa mesma delegação.

O Grupo Bel é um dos parceiros da Associação Filhos do Coração uma associação que nasceu da Grande Reportagem da TVI – Infância Traficada – em 2007. Fundada pela jornalista Alexandra Borges, a fundação resgatou já 93 crianças e 72 estão à responsabilidade da mesma num centro de acolhimento.

O Grupo Bel orgulha-se de apoiar a Mercearia Social da Penha de França  que tem como objetivo primordial oferecer bens essenciais a seniores, pessoas com desafios motores que ali residam e famílias da Penha de França, previamente referenciados pelos serviços de ação social.

O Grupo Bel cedeu as suas instalações à Aylan Kurdi Caravan, um movimento português criado com o intuito de recolher e transportar a vários campos de refugiados na Croácia e Sérvia mais de 65 toneladas de comida. No ano de 2016, foram enviados para as fronteiras três camiões com medicamentos, roupa e brinquedos, tendo sido a maior doação privada de toda a Europa até então.


Virgínia Vitorino


O Grupo Bel apoia a cultura e o património nacional ao investir no edifício onde nasceu Virgínia Vitorino, uma das Mulheres mais influentes nas Letras na primeira metade do século XX em Portugal.

Virgínia Vitorino nasceu em Alcobaça, no ano de 1895, rumando anos mais tarde para Lisboa. Destacou-se como poetisa e dramaturga tendo publicado três livros de poesia e seis peças de teatro, alcançando num dos seus livros doze edições em Portugal e duas no Brasil. Faleceu no ano de 1967, em Lisboa, dando nome a uma rua nessa mesma cidade e na cidade que a viu nascer.

O Grupo Bel irá reabrir, brevemente, o Café Tertúlia, em Alcobaça, preservando o que o caracteriza e aliando o serviço de café à venda de produtos nacionais típicos e a serões culturais.

Iniciativas Sociais

Iniciativa Moçambique

O Grupo Bel manifestou a sua solidariedade com o povo moçambicano através de doação de vestuário à Associação Portugal-Moçambique, após a passagem do ciclone Idai. Os bens foram recolhidos e entregues na Associação.

Distribuição Alimentar Natalícia

Acreditamos que a época natalícia é especial para todos nós. Por este motivo, o Grupo doou aos moradores da Penha de França cerca de 140 refeições e 80 brinquedos, em 2017. Também no ano de 2018, ofereceu 3 cabazes com produtos alimentares doados por colaboradores do Grupo Bel.

Incêndios de Pedrógão Grande e Leiria

Na sequência de uma das maiores tragédias nacionais que ocorreram em 2017 – os incêndio que deflagraram em Pedrógão Grande e Leiria e que se alastraram a concelhos vizinhos -, o Grupo Bel reuniu esforços e apoiou as comunidades locais através da doação 30 000 litros de água.

Apoio em Eventos Regionais

Para além de causas sociais, o Grupo Bel apoia, igualmente, também alguns eventos regionais, como o “Beach 24h Spinning Tour Portugal”, uma maratona de spinning que decorreu em São Martinho do Porto, e o “Circuito de Ciclismo de S. Bernardo”, em Alcobaça.

Apoio a Atleta Paralímpico

O Grupo Bel orgulha-se de apoiar o atleta André Venda na modalidade paralímpica de handcycling. O antigo atleta federado de BTT downhill viu-se, subitamente, impossibilitado de continuar a pedalar, ingressando nesta nova modalidade, refletindo a sua paixão pelo desporto e a superação pessoal a que se predispõe, diariamente.

Boas Festas!

O Grupo Bel deseja sinceros votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo!