Domingos Belo

Está connosco desde 2005

“Desde muito novo que me sinto comprometido em seguir o desenvolvimento do Grupo Bel e é cada vez mais gratificante perceber que tudo resulta quando temos as pessoas certas ao nosso lado. São 18 anos de história onde, por vezes, a dificuldade era rotina e respondendo com superação à expectativa os valores do Grupo Bel sempre prevaleceram.

Estamos todos de Parabéns especialmente o CEO Marco Galinha, pela sua liderança e força de vontade.”

Alexandre Patrício Gouveia

Está connosco desde 2012

“A forma bem-sucedida como se desenvolveu, nestes últimos 18 anos, o Grupo Bel, é simultaneamente um exemplo e um estímulo para os portugueses. É um exemplo pois este Grupo soube conciliar o propósito de crescer e de justificar os capitais nele investidos, com a valorização de todos os que nele trabalham. Mas é também um estímulo, pois a forma lógica e eficiente com que o Grupo Bel cresceu e se desenvolveu, mostra bem que é possível, para qualquer português, criar e fazer progredir o seu próprio projecto.

Há dezoito anos o Marco Belo Galinha tinha apenas a educação que os seus lhe deram, e um grande desejo de trabalhar, pelo que entendeu que valia a pena dedicar-se intensamente ao desenvolvimento de um projecto próprio. Soube então escolher uma actividade económica que estava de acordo com as suas características pessoais. É um comportamento que qualquer de nós pode adoptar, se analisarmos bem o que sabemos e gostamos de fazer.

Com efeito, todos nós temos aptidões próprias, que podem ser aproveitadas e implementadas no desenvolvimento de uma iniciativa ou de uma empresa, para o bem de nós próprios e da comunidade em que nos inserimos.

É no desenvolvimento de um projecto pessoal, útil e adequado ao nosso País, que todos nós nos podemos realizar plenamente. No caso do Grupo Bel esse objetivo foi plenamente alcançado, pois além de manter em mãos nacionais um importante sector da actividade económica, permitiu também a criação de centenas de postos de trabalho.

Só podemos assim desejar que o Grupo Bel se continue a desenvolver, mantendo a orientação de prestar um serviço importante a Portugal, respeitando e valorizando todos os seus colaboradores, e mostrando a todos os portugueses que é possível criar riqueza, conciliando os nossos próprios interesses com os objectivos do nosso País.”

Administrador El Corte Inglês- Grandes Armazéns, S.A.

Ana Ferreira

Está connosco desde 2014

“Visão, Ambição e Querer são, na minha opinião, os valores que têm, ao longo destes 18 anos, norteado o Grupo Bel.

Foi com base nestes e noutros valores que Marco Galinha edificou o Grupo Bel, levando-o a uma dimensão que faz dele um dos maiores Grupos Empresariais do nosso país: um Grupo sólido e com um percurso de sucesso. Com crescimento, organização, sentimento, sonhos concretizados. Aliado ao seu querer, o Grupo Bel tem uma força humana que diariamente coloca todos estes valores em prática: dedicação, trabalho em equipa, superação, amor à camisola, querer ser melhor, vencer!

Nestes últimos seis anos em que colaborei com o Grupo Bel, cresci enquanto profissional e ser humano. Ter feito e continuar a fazer parte do projeto de crescimento Grupo Bel é simultaneamente um orgulho e um desafio. Um orgulho, porque, em todos os momentos nos sentimos parte dessa evolução e, ao mesmo tempo, um crescimento pessoal; um desafio, porque temos a perceção clara de que o Grupo Bel não é um projeto finalizado, mas em contínua e franca expansão: somos atualmente mais do dobro das empresas, dos colaboradores, temos hoje uma solidez que nos permite enfrentar o futuro com a mesma vontade e determinação.

O crescimento do Grupo até à maioridade que agora celebramos, não foi isento de obstáculos que tivemos de superar. Porém, o reconhecimento de que estamos hoje mais fortes e aptos a vencer dificuldades, não deixa de ser o gratificante resultado desse percurso.

Parabéns Marco. Parabéns Grupo Bel!”

Administradora Bel Distribuição, S.A.

Élio Goucha

Está connosco desde 2009

“Integrei o Grupo Bel em 2009 e, num piscar de olhos, passaram dez anos! Agora que atinge a “maioridade”, não posso deixar de recordar a sua origem modesta e familiar, com uma equipa que se contava pelos dedos de uma mão. 

Com muito trabalho, dedicação, motivação e empenho, o Grupo Bel evoluiu e soube adaptar-se aos tempos e às necessidades, em constante mudança. É um orgulho fazer parte desta família, vê-la e ajudá-la a crescer e a ir sempre mais além.

Aproveito esta oportunidade para agradecer a todas as pessoas que de uma forma ou de outra me acompanharam neste percurso, um agradecimento especial ao Marco pela oportunidade, pelo voto de confiança e, acima de tudo, por ser um exemplo de liderança para todos nós.
Obrigado!”

Distribuidor Bel Distribuição, S.A.

Fernando Simões

Está connosco desde 2010

Engenheiro Físico Active Aerogels, Lda

Ao longo da nossa existência há momentos de júbilo e desencanto. Na Active Space Technologies também tem sido assim ao longo de mais de uma década. O que não nos destrói torna-nos mais fortes e resilientes em momentos de incerteza. Mais importante do que a adversidade dos acontecimentos, é a forma como reagimos que conta e faz a diferença. A medida da nossa inteligência está na capacidade de mudança e adaptação a novos desafios.


Em tudo o que façamos, e sempre que possível, devemos aplicar o método científico na procura de respostas viáveis. Na vida, há sempre quem faça parte ou do dilema ou da solução. Há quem encontre problemas em cada oportunidade e quem vislumbre oportunidades em cada problema. Optar bem é, quase sempre, matéria de atitude perante as circunstâncias. Fazendo as coisas sempre da mesma maneira não é expectável que se obtenham resultados diferentes. De facto, não precisamos de trabalhar mais; precisamos é de trabalhar bem e sermos exigentes e rigorosos em tudo o que fazemos. Experiência é o nome que damos aos nossos erros, mas só se torna verdadeiramente experiente quem aprende com eles. Profissionalismo tem um nome: profissionalismo. Em paralelo, é preciso assegurar valores éticos dignos, demonstrar lealdade para com accionistas, administração, colaboradores, fornecedores e clientes.


Sublinhe-se, no entanto, que esta é uma estrada com dois sentidos. Juntos, queremos e vamos fazer o que ainda não foi feito. Queremos e vamos alcançar os desígnios a que nos propomos. Podemos e, às vezes, devemos discordar, mas é obrigatório ser íntegro e justo para com todos. É crucial ser factual e distinguir o acto e a pessoa. Mais do que perguntar o que a empresa pode fazer por nós, este é o momento de nos questionarmos sobre o que podemos fazer para a empresa florescer.
Historicamente, os maiores avanços chegam em momentos de contrariedade e não de conforto, porque a adversidade revela génios enquanto a passividade os esconde. O que distingue as grandes civilizações, instituições e pessoas das outras é a entrega, a vontade de superar barreiras, de olhar o infinito e, por mais ilógico que pareça, tentar transpô-lo. Só assim se pode chegar sempre mais alto, rumo às estrelas.


Que a entrada do Grupo Bel no capital social da Active Space Technologies possa ser a bússola que nos ajude a melhorar, porque em cada crise existe uma oportunidade para quem sabe, sagazmente, identificá-la e agarrá-la. Não vamos dizer aos colegas os nossos sonhos. Vamos antes materializá-los com audácia, para alcançarmos sucesso individual e colectivamente.


Per aspera ad astra!”

Francisco Diogo

Está connosco desde 2009

“Tem sido um privilégio acompanhar o crescimento do Grupo nos últimos 10 anos. É com estima, admiração e orgulho que entro ao serviço todos os dias. Com a certeza de que vou entrar na minha segunda casa, onde sonhos acontecem, desafios emergem e uma família se forma.”

Administrativo Grupo Bel, S.A.

Hugo Raimundo

Está connosco desde 2008


“Sendo o primeiro colaborador do Grupo Bel e, logicamente, o mais antigo, foi-me possível aprender com todos aqueles que se vieram a juntar. Neste Grupo somos livres de apresentar ideias, o que nos faz crescer, e que nos ensina a sentir o Grupo como nosso, sendo mais fácil projetarmos um futuro seguro para as nossas famílias.


Os valores são os mesmos: respeito uns pelos outros como diferentes que somos; liberdade de expressão, bem ou mal; honestidade sempre; e sempre, trabalho, sim…muito! Mas com gosto, igual aquele quando nos sacrificamos pelos nossos filhos, para nos orgulhamos mais tarde com a certeza de que demos o nosso melhor.


O Grupo Bel é um conjunto de pessoas, incluindo o Marco – o pensador-, que trabalham diariamente para garantir um futuro melhor. O Grupo Bel somos todos nos e receberemos o próximo colaborador como se do primeiro se tratasse.”

Diretor SDT- Distribuição, S.A. – Polo Chamusca

João Martinho

Está connosco desde 2017

“Quando me pediram para escrever umas palavras sobre o Grupo Bel neste 18º aniversário, pensei que não teria muito a dizer, uma vez que me encontro apenas há dois anos neste grupo. Contudo, foram dois anos de experiência intensa e de aprendizagem intensa.

Ocorre-me que, tal como uma criança do “novo Millennium”, este grupo deu os seus passos de crescimento assentando em preocupações tecnológicas e ambientais, pautando-se por uma nova forma de olhar para o futuro e de compreender os novos caminhos a trilhar na construção de uma sociedade mais justa e socialmente responsável.

Como um adolescente, este grupo cresceu com a garra própria da idade, sem medo de arriscar, sem ficar preso a formatações do passado, mostrando que se consegue, em Portugal, construir em Português.

Chega aos 18 anos crescido, forte e musculado, com uma maturidade de adulto, que lhe permite não baixar os braços, mas agir com cautela em cada passo que dá.

Tem pela frente os desafios próprios de quem cresceu rápido, nomeadamente a construção de uma estrutura mais sólida, assente na integração de pessoas e métodos das várias empresas, desafio que prevejo a ser superado com determinação.

Fruto do seu líder inquestionável Marco Galinha e da base que construiu, este grupo é hoje de referência nacional e um orgulho para todos que fazemos parte dele.

Parabéns aos funcionários e amigos que contribuíram para este sucesso.
Parabéns Marco Galinha.
Parabéns Grupo BEL.”

Administrador Grupo Bel, S.A.

João Pedro Rodrigues

Está connosco desde 2016

“Podia definir o Grupo Bel pelo seu empreendedorismo, salientar o seu crescimento, a sua organização ou o seu profissionalismo. Podia, ainda, definir o Grupo Bel como uma família, onde se criam laços e se fortalecem os valores do humanismo. Podia referir todos os seus feitos e as horas dos dias que os realizaram, a resiliência na procura dos caminhos a trilhar e a superação constante que esses percursos evocam. E, em todas essas menções, refletir-se-ia um retrato do que o Grupo é hodiernamente.

Porém, neste tão marcante aniversário, há algo indelével no fio da história do Grupo e de todos os que o vivem intensamente: a capacidade de sonhar casada com a determinação de verter em realidade o que desafia a mera probabilidade.

Essa marca, que é tanto d’água como de contraste, tem tanto de grandioso como de incomum.

Grande, quando se almeja o desejo de que esse sonho também seja vontade de o realizar; Incomum, porque, no perpétuo movimento, se dissimula aquele momento em que, o sonho enche de alento em cada novo despertar.

Se o Grupo Bel nasce d’um sonho e da vontade do concretizar, nele se espelha a melhor imagem de quem o ousou criar. Parabéns Marco por essa enorme capacidade de sonhar e pela força de jamais recusar dar contornos de vida ao que muitos não ousariam cogitar.

Hoje, no 18.º aniversário, a ampulheta do tempo do Grupo Bel desvela, no seu crescimento, a sua maioridade; e cada grão de areia representa uma resiliente vontade de marcar o tempo com a chancela da perenidade.

O Grupo Bel, para além da existência reportada pela biblioteca financeira dos números e relatos, vive no valor acrescentado que cada pessoa lhe aporta com a confiança de que vale sempre a pena, porque o Grupo não é só empresa, mas gente com alma, que, como em Pessoa, não é certamente pequena.

O Grupo Bel é, por isso, mais do que todas as palavras que o possam definir, mais do que qualquer descrição que o pretenda concretizar. É, e será, o Grupo daqueles que sonham, daqueles que ousam, daqueles que o vivem e o sentem no pulsar de uma determinação alentadora, às vezes “mais do que prometia a força humana”.

Parabéns ao Marco, parabéns ao Grupo, parabéns a quem vive e sente o que o Grupo Bel significa e representa.”

Administrador Grupo Bel, S.A.

José Vaz

Está connosco desde 2019

“O Grupo Bel faz 18 anos. Numa comparação com o ser humano é a idade da maioridade. Idade para assumir mais e maiores responsabilidades.

O percurso não é fácil, mas com a ajuda de todos levaremos o Grupo pelo bom caminho, e os objetivos serão conseguidos.

Todos temos de ajudar o timoneiro a levar o barco a bom porto.

Vamos em frente.”

Diretor Augusto Duarte Reis, S.A.

Luís Estanqueiro

Está connosco desde 2014

“Tem sido um privilégio para mim, como profissional, acompanhar todo a evolução do Grupo Bel, ate aos dias de hoje.


O trabalho árduo e persistente gerou, ao longo destes anos, um crescimento notório do negócio que se iniciou como Tabaqueira Bel, há alguns anos atrás.


É sem dúvida um exemplo a seguir como um modelo de negócio estruturado, pensado e executado.


A JTI, congratula-se pelo enorme sucesso do seu parceiro. Sucesso passado, presente e seguramente futuro.


Em nome da JTI e em meu nome pessoal, gostaria de agradecer ao Grupo Bel, como estrutura, e a todos os seus funcionários, o esforço, dedicação e colaboração no desenvolvimento de negócio.


Está no nosso ADN gerar valor para os nossos parceiros e trabalhar como uma única equipa, esta é a chave para o sucesso.


Por isso a JTI caminhou de mãos dadas com o Grupo Bel nos últimos 18 anos e queremos continuar a fazê-lo.”

National Key Account Manager, Japan Tobacco International

Maria do Céu Godinho

Está connosco desde 2013

“O Grupo Bel deu os seus primeiros passos e com os 18 anos atingiu a maioridade. Teve momentos de pura alegria pelas suas conquistas outras nem tanto, mas tudo faz parte de percurso de vida de qualquer Empresa.


Mérito do Marco Galinha e de toda a equipa que o acompanhou.


Que venha muitos outros 18 anos.


“O sucesso é a soma de todos aqueles pequenos esforços diários.” — Robert Collier, autor.


Um bem haja!”

Revisora Oficial de Contas, MC Godinho & Associados SROC, LDA

Pedro Magalhães

Está connosco desde 2004

Manager Route to Market at Tabaqueira II, S.A.

“Nestes últimos 18 anos o mundo assistiu a uma corrente de mudanças. Apesar de disporem de menos tempo para dedicar à aquisição de bens e serviços os consumidores tornaram-se mais exigentes e conscienciosos, reforçando a sua opção por produtos personalizáveis e sustentáveis com disponibilidade quase imediata.


Esta alteração dos padrões de consumo teve como consequência o desenho de novos produtos e canais de distribuição, da própria relação do mundo empresarial com a sociedade, a que algumas empresas souberam responder melhor do que outras.


A busca constante de soluções diversificadas para os seus clientes assente numa relação aberta e sustentável com os seus parceiros de negócio são características marcantes da maneira como o Grupo Bel faz as coisas.


Também por isso Parabéns, Grupo Bel!”

Pedro Pessoa

Está connosco desde 2013


“Ao longo destes 18 anos, assistimos à evolução do Grupo Bel com grande otimismo, é para nós, sem qualquer dúvida um modelo a seguir.


Acreditámos desde cedo no seu potencial e no seu sucesso, e facilmente identificamos criatividade e diferenciação em tudo o que fazem.


O profissionalismo com que encaram cada desafio e objetivo está espelhado no seu sucesso.


Estou muito orgulhoso da nossa parceria e daquilo que desenvolvemos e criámos ao longo destes anos, desejando assim que esta parceria se prolongue por muitos e muitos anos.


Muitos Parabéns!”

National Key Account Manager, Imperial Tobacco Portugal, Lda

Raquel Santos

Está connosco desde 2016


“O Grupo Bel faz 18 anos. A celebração desta data representa a vitória de uma equipa unida, sonhadora, trabalhadora, com o desejo de fazer a diferença num Mundo cada vez mais volátil e em que o futuro é sempre uma incógnita.


O Grupo Bel é especial. Acredito profundamente que a nossa diferenciação está nas pessoas, que, a par da sua competência e visão, olham para o Grupo sempre com o mesmo respeito e responsabilidade, como sendo de cada um de nós. Essa exigência de sentido projeta-se na intransigível defesa dos seus valores fundamentais.


O nosso CEO, Marco Galinha, é a personificação dos valores do Grupo Bel. Uma pessoa singular, que nos incentiva diariamente a perseguir o caminho da excelência e nos ensina, em todos os momentos, que não há nada mais forte do que o poder dos nossos sonhos.


Que orgulho pertencer a esta equipa desde o primeiro dia em que o Grupo Bel começou a trabalhar em Carnaxide, a nossa sede. Não são todas as empresas que nos dão a liberdade para criar, para fazer diferente, mesmo sabendo que o caminho terá dificuldades para superar e exigências para cumprir.


Obrigada Marco. Obrigada Equipa Grupo Bel.
Parabéns!”

Gestora de Projetos Grupo Bel S.A.

Ricardo Macieirinha

Está connosco desde 2010

“Comecei por colaborar com a empresa “Leirivending – Comércio Distribuição e Vending S.A.”, por volta do ano 2004/2005, e, mais tarde, com a “DLP – Portugal S.A.”, no ano da sua constituição em 2009.

Hoje, estas duas empresas estão ligadas ao “Grupo Bel”, daí o meu testemunho enquanto seu colaborador externo que tem acompanhado a vida e crescimento deste “Grupo”.

É impossível e incontornável falar do “Grupo Bel” sem falar do seu fundador, e atual “CEO”, Marco Belo Galinha: Empresário com um espirito de liderança, combativo, resiliente e sagaz que sempre encarou os obstáculos como desafios a vencer, mas, todavia, sempre comprometido com os valores do trabalho, responsabilidade, patriotismo, honra e solidariedade.

Foram estes princípios e valores, aliados a uma estratégia de visão a longo prazo, que permitiram ao “Grupo Bel”, crescer e atingir o patamar em que se encontra e, acima de tudo, criar uma verdadeira cultura de “Grupo Empresarial” de futuro.

A cultura empresarial do “Grupo Bel” tem este ADN, esta matriz e marca indelével, que foi, e é, imprescindível para os desafios já vencidos, e foram muitos, e será imperiosa para os que estão para vir, que serão, certamente, muitos mais.

Nem poderia ser de outra maneira, pois só as organizações com esta vocação saem vencedoras, e hoje o “Grupo Bel” já pertence a essa categoria.

Como profissional posso dizer que é aliciante colaborar com o “Grupo Bel”, mas, enquanto pessoa, é para mim uma honra poder colaborar com uma estrutura empresarial orientada para o futuro, assente num crescimento sustentado, impulsionadora de uma cultura empresarial que valoriza o mérito, a excelência e a qualidade, mas, igualmente, empenhada em contribuir para o desenvolvimento e crescimento do país.

Parabéns Grupo Bel,
Parabéns Marco Belo Galinha,
Parabéns a Todos.”

Advogado Grupo Bel, S.A.

Rui Moura

Está connosco desde 2016

Major General

“O Grupo BEL faz 18 anos. Numa comparação com o ser humano é a idade da maioridade. Idade para assumir mais e maiores responsabilidades.

Num Mundo que sofreu tantas mudanças radicais nas últimas décadas, viver e crescer durante 18 anos com saúde e vitalidade empresarial é um marco muito importante. Poucos Grupos sobrevivem e menos ainda têm o crescimento sustentado como aquele que se verificou no Grupo BEL.

O Grupo Bel tem como missão “criar empresas de valor, com valores”, dos quais sou testemunha! E o conjunto de valores que orientam o Grupo BEL são significativos, destaco entre outros: integridade e honestidade; excelência e confiança; transparência e rigor; ética e responsabilidade; cooperação e partilha.

Quanto à “segurança”, a verdade é que vivemos num mundo de riscos cada vez maiores. Nenhum local de trabalho – seja escritório, armazém, fábrica, estabelecimento comercial ou mesmo viatura em distribuição – está imune a esses riscos. Os riscos ameaçam, não só os recursos da empresa, mas também a segurança dos trabalhadores e o seu moral. No entanto, como verificamos, é possível mitigá-los através da identificação das ameaças, a redução das vulnerabilidades e o controlo dos efeitos e consequências dos assaltos.

A verdade é que a evolução na segurança no Grupo BEL tem sido significativa e os resultados altamente positivos, muito devido à participação e envolvimento de todos. Mas ainda há muito por fazer, não se pode baixar a guarda. Hoje estamos melhor que ontem e queremos todos estar ainda melhor amanhã.

A segurança é uma responsabilidade de todos, a todos os níveis, em todos os locais, a todo o tempo. A segurança começa em cada um de nós. Adotando uma atitude preventiva conseguimos minimizar eficazmente os riscos, contribuindo assim para a segurança da empresa e dos seus colaboradores e para o aumento da produtividade do Grupo.

Muitos parabéns ao Grupo BEL, ao seu CEO e a todos aqueles que durante 18 anos fizeram parte deste projeto de sucesso.”

Telmo Franco

Está connosco desde 2010


“Com enorme honra que traduzo em palavras o orgulho em poder acompanhar o desenvolvimento do grupo nos últimos 9 anos , a capacidade de crescimento em vários sectores de atividade sem perder o foco na distribuição é um desafio constante , a forma com que o grupo agrega a sua equipe e a motiva é sem duvida um dos segredos de tão notória evolução a par do carisma inigualável do seu CEO.


Uma palavra de agradecimento ao Marco Galinha pela oportunidade de fazer parte deste projeto e votos de grande sucessos pessoais e profissionais.”

Diretor Geral DLP Portugal S.A.

Boas Festas!

O Grupo Bel deseja sinceros votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo!