É fundada a primeira empresa do Grupo – a Bel Network Solutions – originalmente orientada para o desenvolvimento de software e apresentação de soluções informáticas, venda de material informático e prestação de serviços nesse setor de mercado.
É fundada a Bel Distribuição, S.A. que visa, inicialmente, a aquisição de pequenas empresas de comércio e distribuição na zona centro do país e a aquisição de máquinas de vending. Simultaneamente, a empresa expande o negócio à área de Food&Beverage.
É adquirido o ativo de vending da sociedade Oliveira Beja, em Santarém.
É adquirido o ativo de vending da sociedade Miranda Unipessoal, em Santarém.
É fundada a DLP Portugal, S.A. que se dedica à importação/exportação de Food & Beverage e é adquirido o ativo de vending da empresa do Carregado.
É fundada a empresa Mistério da Terra, S.A. que, inicialmente, começa por atuar na área de imobiliário.
É adquirida a Leirivending – Comércio, Distribuição e Vending, S.A., uma empresa com 14 anos de história na área de vending e que se dedica ao canal HORECA na venda de café, bebidas e snacks.
É adquirido a totalidade do ativo da Beiradis, a maior distribuidora de máquinas de vending em Coimbra.
É adquirida a Urbilink – Mediação Imobiliária, Lda, empresa do setor imobiliário, com a intenção de criar uma base sólida para o desenvolvimento dessa nova área de negócios do Grupo BEL. Nesse mesmo ano, é lançada a primeira marca própria do grupo: o Coffee Bel.
É adquirida a Futurete-Indústria de Máquinas de Café, Lda, uma empresa produtora de máquinas e moinhos de cafés de fabrico artesanal. A Bel Network Solutions passa a chamar-se Grupo BEL S.A., agregando, igualmente, as restantes empresas com sede em Carnaxide. Nesta, é criado o Innovation Center – um centro de investigação e inovação dedicado ao desenvolvimento tecnológico de novos projetos associados a produtos das empresas do Grupo.
São adquiridas as empresas SDT- Distribuição, Lda, na zona de Lisboa, e STR, Sociedade de Distribuição Lda na zona do Ribatejo.
O Grupo BEL torna-se acionista de referência do Grupo Active Space Techologies, S.A. e adquire uma percentagem da Megafin – Sociedade Editora, S.A., detentora do Jornal Económico. Ainda no ano de 2018, com vista à Recuperação e Preservação do Património Nacional e Responsabilidade Social, o Grupo BEL torna-se também acionista da Fábrica das Fitas.
É adquirida a empresa Metalúrgica Luso-Italiana S.A., detentora da marca Portuguesa de torneiras Zenite. Esta aquisição decorre da estratégia do Grupo BEL de recuperação do tecido empresarial português. Neste mesmo ano, é também adquirida a Augusto Duarte Reis, S.A. empresa dedicada à distribuição, promoção e vending de Food & Beverage.
O Grupo BEL celebra o seu 18º aniversário.
É adquirida a empresa Aximage- Comunicação e Imagem, Lda. É também adquirido o Grupo Empresarial Flugraph- SPGS, S.A. detentor de participações nas sociedades do ramo imobiliário e hoteleiro: Estalagem do Farol, S.A., Sociedade Agro-turística da Herdade do Rio Mourinho, S.A. e Propriurbe – Propriedades e Urbanizações, S.A.. Ainda em 2020, é fundada a Grupo BEL – R&D, Lda, empresa que promove o ramo de investigação e desenvolvimento do Grupo BEL ; e é adquirida uma participação no Global Notícias – Media Group, S.A., um dos maiores grupo de Media em Portugal com presença reconhecida nos setores da Imprensa, Rádio e Internet.
É fundada a Bel e-Power, Lda, empresa que se dedica à comercialização e implementação de soluções de produção, gestão e consumo de energias renováveis no setor da mobilidade elétrica de última geração em Portugal. Em 2021, através da Grupo Bel R&D, adquire uma posição maioritária na empresa Inovaworks II, Command and Control S.A., empresa de software para gestão de operações, monitorização e vigilância, e análise de inteligência Geoespacial. Ainda no presente ano torna-se acionista da VASP – Distribuidora de Publicações, S.A., empresa líder na distribuição de imprensa em Portugal.
O Grupo BEL celebra o seu 20º aniversário.
É adquirida uma percentagem na Agência Lusa – Agência de Notícias de Portugal, S.A., tornando-se acionista de referência da maior produtora e distribuidora de notícias sobre Portugal e o mundo, em Língua Portuguesa. Em março de 2022 vende a sua participação na Megafin – Sociedade Editora, S.A., detentora do Jornal Económico.
O Grupo BEL adquire o controlo exclusivo da Amaral & Filhos Distribuição S.A, empresa de distribuição e comércio por grosso (“cash and carry”) de bebidas, produtos alimentares, de higiene e limpeza. Com este negócio o Grupo BEL expande a sua área de atuação para o setor da distribuição agroalimentar. Reforça também a área de inovação com a aquisição da Comsoftweb, Sistemas Informáticos, Lda.No final de 2023 o Grupo BEL vendeu a maioria do capital da sociedade participada Páginas Civilizadas, Lda., detentora de uma posição maioritária na Global Notícias – Media Group, S.A. Com essa operação, a gestão do Global Media Group (GMG), passa a ser assegurada por uma nova administração executiva, cessando Marco Galinha, fundador e CEO do Grupo BEL, as funções de Presidente da Comissão Executiva do GMG.
2024 fica marcado por uma operação da maior relevância no robustecimento do Grupo na área da Logística e Distribuição, ao assumir o controlo maioritário da VASP, consolidando a sua atuação nessa área. Esta aquisição fortalece o compromisso do Grupo com a distribuição de imprensa e livros em Portugal, alinhando-se à sua estratégia de reorganização e foco em setores onde pode gerar maior impacto e excelência operacional. A entrada da VASP no Grupo BEL representa a consolidação de uma área de atuação num mercado onde quer ser referência em Portugal, assegurando agora um trabalho cada vez mais eficiente e eficaz reforçando a sua presença em todas as vertentes do setor da Logística.
Ainda em 2024, o Grupo BEL vende a sua participação na agência Lusa ao Estado. Esta decisão faz parte de uma estratégia mais ampla de reorganização, que inclui a redução da sua presença direta na área da comunicação. Paralelamente, o Grupo BEL estabelece uma parceria estratégica entre o Global Media Group e as Notícias Ilimitadas, abrangendo nove marcas editoriais, com o objetivo de promover e reforçar a sustentabilidade das suas marcas históricas através de parcerias sólidas e sinergias estratégicas.