António Manuel Frade Saraiva é, desde 2023, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
É uma das pessoas mais influentes na sociedade portuguesa e, atualmente, um especialista em Corporate Diplomacy e Associativismo, ao qual dedicou mais de 40 anos ao longo da sua vida.
António Saraiva encarna o conceito de self-made man. Iniciou sua vida profissional aos 17 anos, como operário metalúrgico na Lisnave, o maior reparador naval em Portugal.
Enquanto trabalhava, concluiu o Curso da Escola Industrial e, mais tarde, ingressou no Instituto Superior Técnico cuja licenciatura, todavia, não concluiu.
Foi depois, Diretor Comercial na Metalúrgica Luso-Alemã e Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Luso-Italiana, S.A.
Exerce atualmente funções de Presidente do Conselho de Administração do Taguspark, é membro do Conselho de Administração do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Vogal do Conselho Estratégico da SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, IFIC, S.A. e é, também, Presidente do Observatório para a Economia do Mar.
Ao nível académico destaca-se a sua atividade enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Membro do Conselho de Curadores do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego e Membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Leciona Corporate Diplomacy no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Foi, ainda, galardoado com a Comenda da Ordem do Infante, e mais recentemente distinguido com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Lusófona.
Foi, entre 2010 e 2023, o Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, a associação empresarial de maior impacto e influência em Portugal.